sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O fim que nunca veio

    Teorias apocalípticas que fracassaram


       Com o fim do calendário maia (21/12/2012) inúmeras profecias e relatos apocalípticos assombraram a mente da sociedade mundial. As teorias apocalípticas ganharam popularidade  com as misturas de arqueologia,ciência e religião.
Calendário maia
       A data de fim do mundo da vez, 21 de dezembro de 2012, se tornou popular após interpretações dos escritos maias encontrados no templo de Palenque, no sul do México, onde está registrado que um dos calendários maias, a roda calendária, terminaria neste dia. Porém os maias não deixaram nenhum registro de que o mundo acabaria. O fim da roda calendária representa apenas o término de um ciclo.
       Porém, essa teoria do fim do mundo não tem nada de novo. Há milênios, profetas das mais diferentes crênças e religiões vêm a público para defender datas que marcariam o apocalipse. Felizmente (e obviamente) todas falharam até o momento. Vejamos algumas delas:


 O dilúvio alemão.   

        Em 1949, o astrólogo Johannes Stoeffler previu que o mundo acabaria embaixo d'àgua, em 20 de fevereiro de 1524. Quando a data chegou, o dia de fato amanheceu chuvoso na cidade alemã de Iggelheim, mas nem sinal de inundação. Ao ver as nuvens cinzas, porém a população saiu em pânico pelas ruas e centenas de pessoas morreram pisoteadas.

 
 O dilúvio inglês.  

       O teólogo e matemático inglês William Whiston anunciou que o fim do mundo ocorreria também num dilúvio, só que em 13 de outubro de 1736. O desastre seria causado pela passagem de um cometa próximo à Terra. No dia D, pessoas saíram desesperadas às ruas e foi registrado um grande número de roubos em Londres, mas nada da enchente.  


Presságios de Gizé.

       Charles Piazzi Smith, astrônomo real da Escócia, previu o fim dos dias para o ano de 1881, segundo evidências encontradas por ele na Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Smith acreditava que os 1881 entalhes de uma das galerias da pirâmide marcariam a data final dos homens na Terra.
Pirâmides de Gizé - Egito.



A cauda do cometa Halley.

       Em fevereiro de 1910, o observatório de Chicago anunciou ter detectado um gás venenoso, chamado cianogênio, na cauda do cometa Halley, que passaria perto da órbita terrestre naquele ano. Acreditando que o gás poderia impregnar a atmosfera de nosso planeta - e acabar de vez com a vida humana -, pessoas correram para comprar máscaras e a "pílula do cometa", que garantiriam imunidade aos gases tóxicos. Nada aconteceu.

Cometa Halley.


O efeito Júpiter .

       Em 1794, os astrofísicos John Gribbin e Stephen Plagemann lançaram o best-seller "O Efeito Júpiter", em que alertavam que em março de 1982 o alinhamento de grandes planetas, como Júpiter e Saturno, esencadearia uma série de eventos cósmicos, culminando com um terremoto que engoliria Los Angeles. Assustadas, algumas pessoas chegaram a se mudar de cidade, mas a catástrofe não aconteceu.



Previsões de Nostradamus.

Nostradamus
       Segundo intérpretes, o fim do mundo previsto pelo francês Nostradamus (1503-1556) aconteceria quando a Páscoa caísse no dia 25 de abril, o que já ocorreu quatro vezes desde a previsão (1666,1734,1886 e 1943). Outra vertente defendia que o fim da humanidade estava marcado para setembro de 1999, quando do céu viria "o grande rei do terror", de acordo com o adivinho.


O juízo final de Harold Camping.

        O pregador evangélico  ficou famoso ao prever o apocalipse três vezes - e fracassar em todas elas. O primeiro dia do fim estava marcado para  6 de setembro de 1994, e nada aconteceu. Depois, ele recalculou a data para 21 de maio de 2011 - e falhou de novo. Diante disso, apostou que o juízo final seria em 21 de outubro de 2011, errando mais uma vez.


Nibiru, o planeta X. 

       Em 1976, um livro escrito pelo astrônomo israelense Zecharia Sitchin contava que, milênios antes, os sumérios haviam descoberto o décimo planeta do sistema solar, conhecido como Nibiru, ou Planeta X. A obra de ficção foi levada a sério e muitas pessoas acharam que Nibiru passaria perto da Terra em 2003, quando a atração gravitacionalentre os dois ocasionaria terremotos e dilúvios. Como nada aconteceu naquela data, o dia foi transferido para 21 de dezembro de 2012, para bater com o fim do calendário maia.
 
Efeito Nibiru.


        E você? O que pensa sobre tudo isso? Seu comentário será muito importante para o blog. 

       Escreva... Deixe sua sugestão...
       O Fim está próximo... 



By Henrick.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paisagens Gerais no facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...