terça-feira, 3 de abril de 2012

Estrangeiros no Brasil

        Galera... há dias tem sido veiculado nos telejornais a vinda de europeus para nosso país em busca de trabalho. 
        Peraí gente... Desculpem o português: não tenho nada contra, desde que o governo dê prioridade a nós brasileiros, que estamos aqui batalhando desde as vacas magras...
        Estou postando pra vocês uma reportagem que saiu no Yahoo Notícias acerca da entrada de "turistas espanhóis"(entre aspas) no Brasil:

       "MADRI E SÃO PAULO - O novo embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, afirmou na segunda-feira que o governo de seu país quer negociar com as autoridades brasileiras um acordo para facilitar o acesso de jovens profissionais de seu país ao mercado de trabalho no Brasil. Segundo de la Cámara, o Brasil tem uma grande carência de profissionais qualificados, enquanto que, por causa das altíssimas taxas de desemprego, a Espanha tem grandes contingentes de jovens sem trabalho. Nomeado para o posto no Brasil em 9 de março, de la Cámara disse que tratativas nesse sentido devem ser iniciadas com o Itamaraty.
       - Essa é uma questão que vamos conversar - disse o embaixador, que participou de almoço oferecido ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, pela Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil, em São Paulo.
       - Creio quer o Brasil neste momento tem necessidade de trabalhadores altamente qualificados, e a Espanha tem muitos jovens profissionais que não têm trabalho.
'A realidade da Espanha é diferente', diz espanhol.
       Os espanhóis que chegaram na segunda-feira ao Brasil encontraram um controle mais rigoroso para entrar no país, medida que entrou em vigor para fazer cumprir o princípio diplomático da reciprocidade. Com isso, o Brasil passou a adotar exigências semelhantes às aplicadas para a entrada de brasileiros na Espanha. Segundo a Polícia Federal e a Embaixada da Espanha, não houve registro de incidentes nos aeroportos brasileiros, mas turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica (São Paulo), reclamaram da medida que passou a valer na segunda-feira.
       - Poderia ter um procedimento para aquelas pessoas que têm famílias no Brasil, como é o meu caso, e que não precisasse de tanta papelada - reclamou um espanhol que se identificou apenas como Félix, em depoimento à rádio CBN.
Outro espanhol, que é intérprete no Brasil há mais de 50 anos, avaliou que o endurecimento do controle migratório vai trazer problemas para o turismo e para os negócios.
       - Conserta um erro com outro erro. As medidas da Espanha são as medidas deles. A realidade da Espanha é diferente. Quando o espanhol vem para o Brasil, ou ele vem estudar ou investir ou vem passear. Então, nós vamos criar problema para isso? - perguntou Carlos Navarro.
       O endurecimento das regras no controle migratório já pode estar afetando o turismo, pois, segundo a Confederação Espanhola de Agências de Viagens e Turoperadores (CEAVYT), a venda de passagens e pacotes turísticos caiu 10%, desde que as novas medidas foram anunciadas pelas autoridades brasileiras, há quase dois meses.
       - É normal que notemos esta queda. Não se trata somente do receio, por parte dos turistas, de não serem aceitos pelo setor de migrações dos aeroportos brasileiros. A questão é, também, prática: muitos clientes decidem fazer viagens de última hora e não há tempo útil, muitas vezes, para tramitar tudo o que o Brasil está pedindo em menos de 20 dias. Mas, de qualquer forma, com toda esta complicação, o descenso já é de 10%. Desde que anunciaram estas medidas, no início de fevereiro, estamos informando para os clientes, e o retorno nem sempre é positivo. Esperamos que não piore - afirmou ontem Mercedes Tejero, da CEAVYT.
       Como os tempos são de vacas gordas no Brasil, e de vacas magras na Espanha -que pena com uma fila de mais de cinco milhões de desempregados -, o aumento das exigências para os turistas espanhóis tem sido interpretado, neste último mês, pela imprensa nacional e pelo setor turístico, como uma possível medida para evitar a entrada de imigrantes espanhóis, que aproveitam o visto de turista para procurar trabalho no Brasil. O número de espanhóis registrados como residentes no Brasil é de 87.128, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas. Mas os espanhóis que foram a passeio para o Brasil no ano passado rondam os 180 mil.
       As restrições recíprocas para circulação de brasileiros e espanhois entre Brasil e Espanha vão na contramão dos negócios entre os dois países. Segundo dados da Câmara de Comércio Espanhola, entre 2009 e 2011 o Ministério do Trabalho concedeu 4.460 autorizações para espanhóis trabalharem no Brasil, dos quais 1.899 foram concedidas apenas no ano passado - 23,2% a mais do que em 2010. Dados do Ministério da Justiça mostram que chega a 60.078 o número de espanhóis vivendo regularmente no país, dos quais 1.573 tiveram sua permanência regularizada nos últimos dois anos.
       Desde ontem, os espanhóis que desembarcam nos aeroportos brasileiros têm de ter passaporte válido por no mínimo seis meses, passagem de volta com data marcada e a comprovantes de hospedagem - reserva em hotéis ou carta-convite de hospedagem, com assinatura do morador no Brasil reconhecida em cartório, caso pretenda ficar na casa de algum parente ou amigo. É preciso ainda comprovar ter, no mínimo, R$ 170 por dia para gastos no Brasil.
       A diretora do Departamento de Comunidades Brasileiras do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes da Silva, disse à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) que a decisão de revogar as medidas está dentro do chamado "princípio diplomático da reciprocidade". Ou seja, o Brasil pode se tornar menos rigoroso, se a Espanha fizer o mesmo em relação aos brasileiros que queiram ingressar em território espanhol.
       - Há 4 anos estamos tentando negociar com os espanhois. A partir de agora quaisquer medidas são definidas a partir da reciprocidade. Estamos, inclusive, abertos a voltar à estaca zero, como era antes: quando exigíamos apenas o passaporte do espanhol para entrar no Brasil - disse Luiza Lopes."

       Como disse anteriormente, não tenho nada contra a entrada de espanhóis em nosso país, como um bom brasileiro, porém é o seguinte: 
       - Tudo bem que eles tenham profissionais qualificados, mas em nosso país também temos muitos profissionais  qualificados desempregados.
       Acho uma boa o procedimento do governo brasileiro, pois há algum tempo atrás(não sei agora), para um turista brasileiro desembarcar na Espanha era uma burocracia danada, tenho como dica um amigo meu que, não sei dizer se por preconceito(ele é negro), não conseguiu visto(e ele iria a passeio), isso eu acompanhei de perto. Aliás, independente da  cor e da raça, brasileiro nunca foi bem vindo na Espanha - me desculpe os espanhóis - mas é a realidade.
   E VOCÊ? O QUE ACHA DISSO? DEIXE SUA OPINIÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paisagens Gerais no facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...