domingo, 11 de março de 2012

Sergipe, pequeno porém graandeee!!!



 Descubra Sergipe e explore, em um só lugar, a história, a cultura e o ecoturismo.

     
 Menor estado do Brasil, Sergipe está repleto de belezas naturais. Basta pensar nas dunas de Mangue Seco ou nas trilhas que atravessam a vegetação da caatinga, às vezes surpreendidas por uma cachoeira escondida, para compreender a riqueza de atrações.
Aracaju- Sergipe
      A capital e maior cidade é Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe.
      Num picar de olhos, o viajante que se banha nas praias do litoral quer descobrir os cânions ou navegar pelo Rio São Francisco. Fascinante!
      Vamos começar esse passeio navegando nas águas do Rio São Francisco passando por Brejo Grande, cidade com sete mil habitantes, a 137 km de Aracaju.
Farol do Cabeço
      Descendo em direção à foz do rio, avistamos Sergipe (à direita), e Alagoas (à esquerda). Avistamos mais a frente o Farol do Cabeço, povoado onde moravam 180 famílias, que foi demolido para a construção da hidrelétrica de Xingó.
      Debaixo dessas águas estão casinhas, mercearias, uma igreja e um cemitério, além do farol, construído em 1870 pelos holandeses.
      De repente, surge o mar, engolindo o rio, ampliando a sucessão de tons azuis, formando um espetáculo de luzes e cores singulares.
Nosso passeio pelo rio termina no Pontal do Peba. Aqui merece uma parada...   É fascinante a vista! Devido à tamanha riqueza, toda essa região foi declarada Área de Proteção Ambiental.

               Harmonia entre dunas e o mar

      Agora passando pelo Mangue Seco, vila de pescadores mais conhecida pelos amantes da literatura brasileira. A sensação de mergulhar nessa paisagem é inesquecível. Não importa para onde os olhos se voltem, lá estão as dunas magníficas, o céu azul, o rio e o mar, com coqueiros de todos os tamanhos brilhando e movimentando-se sob o ritmo dos ventos. E não para por aí: quem gosta de programas mais emocionantes pode praticar o esqui de areia. Também ótimo lugar para se passear de bugre: uma sensação maravilhosa!

Mangue Seco
    
     Não é a toa que o local serviu de cenário para as filmagens da novela Tieta, inspirada no romance de Jorge Amado. 
       
         Assista aqui um trecho da novela Tieta, em 1989:

                         





                                                     



Vale a pena visitar essa paisagem paradisíaca.





     Serpenteando o Cânion do Xingó

      Finalmente chegamos ao cartão postal de Sergipe: o Cânion do Xingó: quinto cânion navegável do mundo. Nesse trecho, a profundidade do Velho Chico atinge até 180 metros.
Cânion do Xingó, ao fundo a Usina do Xingó
Cânion do Xingó

     

Lampião e Maria Bonita
       Uma parada para fazer um passeio de canoa no Paraíso do Talhado, uma das mais belas formações rochosas do local. O nome se refere à singular formação dos cânions, que parecem ter sido talhados à mão.
      Saindo das proximidades da represa de Xingó, até a divisa com Poço Redondo, ao longo de 12 km pelo rio, chegamos à trilha de Angicos, famosa com a lenda Lampião e Maria Bonita.
      Quem faz a trilha sente a emoção crescer enquanto o guia reconstitui a história do dia da morte de Lampião. Ele, Maria Bonita e nove outros cangaceiros foram batidos e degolados numa emboscada justamente naquela região.
Fim da trilha: Lampião e Maria Bonita eternizados sobre a rocha.
       
   
 Resumindo...

      Sergipe: O Estado paisagens deslumbrantes, monumentos históricos e uma explosão de cores e sons nas suas manifestações populares!
     Vale a pena conhecer!

Um comentário:

  1. Sergipe é uma vergonha. Deveria ser um bairro de algum municipio de Pernambuco. Onde ja se viu um pedaço de terra do tamanho de São Bernardo do Campo ter status de estado, ter governador e senadores? Só é assim porque os outros pagam a conta, com certeza se cada estado tivesse que bancar suas contas, absurdos como Sergipe e Alagoas não existiriam.

    ResponderExcluir

Paisagens Gerais no facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...