quinta-feira, 29 de março de 2012

Gravatá: gostinho de interior pertinho da capital.


    
  Bem vindo a Gravatá!


Cristo Redentor, em Gravatá.
       Localizada a 80 km de Recife, Gravatá é um verdadeiro refúgio para aqueles que procuram descanso da vida agitada dos grandes centros. A natureza é um dos grandes atrativos do município.
        A principal atração da cidade é o Mirante do Cruzeiro, a apenas 1 km do centro. O conjunto é formado por uma estátua do Cristo Redentor de sete metros de altura, a Capela do Cristo Rei, construída em 1945, e uma escadaria com 365 degraus, conhecida como Escada da Felicidade, que dá acesso ao pátio aberto, restaurante, bares e à sede da rádio local.
Capela do Cristo Rei.
       Encravada em meio às montanhas a 600 metros de altitude, seu clima ameno contrasta o calor da capital e das praias do litoral pernambucano. O turismo na cidade inclui roteiros ecológicos como a Reserva do Contente (repleto de trilhas pela Mata Atlântica, com mirantes, bicas de água mineral e altíssimas formações rochosas).


 
 


      A Cachoeira da Palmeira, localizada na região do Brejo de Altitude, é outro passeio que garante muita diversão, banhos e uma vista geral das fazendas de orgânicos e flores.
      Destaque para a Trilha dos Trilhos. Lá se caminha por trilhos, e o turista trafega por 14 túneis e 16 pontes, entre elas a de nome Cascavel, com 70 metros de altura e cerca de 3 km.
Cachoeira da Palmeira.

      Cidade pacata e com muita influência europeia, Gravatá conta ainda com lugares de charme, como cafés mirantes como o Alto do Cruzeiro (de onde se pode curtir o pôr-do-sol com vista panorâmica, da cidade e das montanhas que a cercam). Rede hoteleira extensa (2500 vagas, com spas, pousadas, hotéis campestres com piscinas térmicas e equipamentos de lazer).
Gravatá conta com mais de 100 haras que oferecem passeios a cavalo pela região, com visitas afazendas de defumados, laticínios e flores, passando por rios e montanhas.
Polo Moveleiro.
      Destaques para o Polo Moveleiro, com móveis rústicos produzidos nas movelarias locais, e para os artesanatos e produtos ecológicos, com flores feitas de palhas e frutos, camisas e colchas, redes do mais puro algodão e os produtos utilitários de cerâmica.
      O calendário no município é marcado pela diversidade das atrações e a predominância da organização nas festas que abrangem todas as estações do ano. Entre elas o Encontro de Orquestras de Frevo, Noite de Blues, Semana Santa, Festa do Cavalo, São João, Festival Virtuosi, Festa da Estação, Festival Cultural, Festival Gastronômico, Festival de Jazz, Encontros de Carros Antigos e o Natal, todos consolidados que vão do frevo, passando pelo forró e pela música clássica ao encanto de corais natalinos.
Festa em Gravatá
      Reconhecida como o segundo polo gastronômico de Pernambuco, a cidade tem mais de 70 estabelecimentos entre bares, cafés, chocolaterias e restaurantes. Há grande diversidade, com influências europeia, africana e indígena, que resulta em saborosos pratos de pescados, crustáceos e carnes (buchadinha, bode assado e charque), todos com condimentos típicos, que fazem acompanhar de grande variedade de sucos e doces de frutas próprias da região tropical.
Bonequinhas da sorte
      Gravatá tem vocação para o artesanato. O município se destaca em peças em couro, bronze, pano, cerâmica, e, principalmente, madeira. Entre os mais diferentes tipos de artesanatos, um se destaca pelo tamanho: bonecas da sorte de pouco mais de dois centímetros, produzidas por artesãs de Gravatá. Além de enfeites para geladeiras, elas estão presentes no penteado, brincos e broches.
      Lugar ideal para quem procura aventura, como a prática de alpinismo e rapel. O desafio inclui montanhas com até 110 metros de escalada, como a Pedra Branca, e trilhas em terreno acidentado, muitas delas passaporte para banhos em águas cristalinas. Vale apena visitar esses locais: o Açude de Valença, a Prainha de Amaragi, a Pedra do Tao, a Cachoeira da Palmeira e as Bicas da Dona Nadir. O roteiro de turismo inclui ainda os passeios pelos 14 túneis ferroviários construídos pelos ingleses no século XIX e rapel na Ponte Cascavel.
Ponte Cascavel.
Flores.
      Crisântemos, Gérgebras, Lírios, Rosas, Gladíolos, Lisantos, Gipsófilas, essas são algumas das flores produzidas em Gravatá, que se destaca em todo o nordeste na produção de flores temperadas. O clima ameno, a altitude que varia de 700 a 800 
 metros e a abundância de água na região favorecem a produção de flores que são vendidas em todo o nordeste e em alguns outros estados do país.
      

Um ótimo local também para os apreciadores de carros antigos, não deixe de visitar o Museu Sonho de Criança de Gravatá. O museu conta com um respeitável acervo de automóveis, caminhonetes e caminhões antigos, entre outros atrativos. Além de apreciarem as raridades, que vai desde carros antigos até maria fumaça, os visitantes também podem conhecer a história e a evolução do automóvel. É sensacional!
Exposição de carros antigos em Gravatá.
      Gravatá oferece também sete trilhas equestres, abrindo caminhos para interação com a natureza, dentre elas a Trilha da Montanha, Trilha da Serra da Limeira e a Trilha da Estrada Velha de Chã Grande. O verde domina a paisagem, entrecortada por rio, fazendas, animais e o gostoso clima serrano.
      Para quem gosta de muito verde, vale a pena conhecer esse gostoso clima de interior, bem pertinho da capital de Pernambuco.

Mirante do Cruzeiro, à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paisagens Gerais no facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...