sábado, 18 de fevereiro de 2012

Chapada Diamantina

Um paraíso em pleno coração da Bahia                         
                         Cenário repleto de cânions, grutas, e cachoeiras.
      

     Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina se destaca por mais de 300 belíssimas cachoeiras, morros, cânions e claro, 150 grutas diferenciadas. Não é possível visitar todo esse acervo em uma só viagem, a maioria dos destinos pode ser conhecida em torno de sete a dez dias.
Morro do Pai Inácio: cartão postal da Chapada Diamantina
      Essa beleza natural, composta por 57 cidades, só o Parque da Chapada, com 152 mil hectares, abriga as seis cidades mais visitadas (Andaraí, Lençóis, Palmeiras, Mucugê, Ibicuara e Itaitê).
Gruta Azul
      Lençóis é a principal cidade da Chapada Diamantina, com cerca de mais ou menos 5 mil habitantes. Tem atrativos como casarios do século XVIII, história e cultura herdadas da época do garimpo e também, vários atrativos naturais a sua volta, como o Parque Natural de Muritiba, a Cachoeirinha (com sua piscina natural), Cachoeira da Primavera ( escondida entre os rochedos, com cerca de seis metros de altura).
      Além da beleza natural , Lençóis é o palco de um dos maiores festivais de música e  cultura da Bahia, o Festival de Lençóis(evento acontece geralmente em agosto).
      Saindo de Lençóis em direção ao rio Mucugezinho, o visitante se depara com o Poço do Diabo, uma queda d’água de 20 metros de altura.
      A região que abriga a maioria das grutas da Chapada é Iraquara, dentre ela a Gruta Pratinha(águas com tom azul), a Gruta Azul, a Gruta da Lapa Doce, Gruta Lapa do Sol e Gruta Torrinha.
 Cortinas na Gruta da Lapa Doce
 
                    Morro do Pai Inácio e Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça
     O Morro do Pai Inácio é considerado parada obrigatória para todos que visitam a Chapada Diamantina. Possui 1120m de altitude e pertence ao município de Palmeiras, a 26km de Lençóis. Tem uma vista fascinante, permitindo uma vista de 360° de toda a Chapada, incluindo o Morrão e o Morro do Camelo.
     Outra visita imperdível é a Cachoeira da Fumaça, com belíssima queda d’água de 360 metros de altura que, após forte queda, vira vapor. A paisagem é incrivelmente fascinante.

Principais vilas e cidades

·         Rio das contas: cidade mais antiga da Chapada Diamantina. Destaque para o Pico das Almas e o Pico Itobira, com quase 2 mil metros de altura que ficam em volta da cidade.
            Igatu: Conhecida como a “Machu Pichu baiana”, a vila é toda em pedra, construída na época do apogeu do garimpo. Destaque para a Galeria de Arte e Memória(museu) e as 4 cachoeiras ao seu redor( Califórnia, Córrego do Meio, Pombos e Rosinha).
·         Mucugê : Rodeada de montanhas, a cidade encanta a todos pelo estilo neoclássico. Dá a cesso a Trilha do Pati. Cerca de 52% do município é coberto pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. Repleta de jardins e canteiros floridos, a cidade é conhecida pelo o aparecimento de OVINs( segundo  habitantes e visitantes), tendo assim, um local para contemplação: O Alto do Capa Bode. Destaques: Museu Vivo do Garimpo, Cachoeira do Tiburtino.
·         Vale do Capão: Localizado no município de Palmeiras, o vale é considerado um santuário ecológico. Ideal para quem procura autoconhecimento e espiritualidade, o vale é um oásis da natureza cercado por belíssimas montanhas. Destaques para a Cachoeira da Fumaça  e o Morrão.


        A Chapada Diamantina é conhecida também pelos amantes do esporte. A paisagem é perfeita pra quem tem espírito aventureiro. Os andarilhos mais experientes consideram o lugar a Meca do trekking. Todos os anos, milhares de turistas vão em busca de aventura seja com a prática do ciclismo no Vale do Capão, tirolesa no Poço do Diabo ou Salto de Bungee Jumping na Chapada.

        Confira outras imagens deste paraíso : 

Morro do Pati

Cachoeira Águas Claras

Cachoeirinha
Rosto de Cristo- Gruta Torrinha

Cachoeira Primavera



Rio Preto, no Vale do Capão


Festival da cidade de Lençóis

Fonte: Folha do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paisagens Gerais no facebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...